Leonardo Vanharelli

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Grace Jones por Leonardo Vanharelli

Jones assinou um contrato com a Island Records em 1977, o que resultou num estouro de hits Disco e Dance, e um enorme resposta positiva do público gay. Os três álbuns Disco que ela gravou - Portfolio (1977), Fame (1978) e Muse (1979) - geraram grande sucesso no mercado da época. Durante esse período, ela também se tornou uma musa para Andy Warhol, que a fotografou incontáveis vezes. Jones também o acompanhou em várias ocasiões ao famoso clube Studio 54 em Nova York.

No final dos anos 70, Jones se adaptou à música New Wave e decidiu criar um estilo diferente para ela. Ainda na Island Records, ela lançou os álbuns Warm Leatherette (1980) e Nightclubbing (1981). Tais álbuns incluíram re-adaptações de canções do The Pretenders, Sting, Iggy Pop, Roxy Music, Flash and the Pan, The Normal, Ástor Piazzolla e Tom Petty.

Jones ainda marcou presença nas trilhas sonoras de novelas brasileiras. "That's The Trouble" fez parte da trilha de Locomotivas, de 1977; "I Need a Man", de Sem Lenço, Sem Documento (1977/1978); em 1978, "La Vie En Rose" foi hit em O Pulo do Gato, e "Do Or Die" fez parte da trilha internacional da novela Pecado Rasgado.

Em paralelo com sua transformação musical, Jones também mudou seu visual dramaticamente, um visual criado em parceria com o estilista Jean-Paul Goude, com quem ela eventualmente se casou e teve um filho. Jones adotou um look severo e andrógino, com um corte de cabelo em formato quadrado e roupas acolchoadas. As capas icônicas de Nightclubbing e, em seguida, Slave To The Rhythm (1985) exemplificaram essa nova identidade. Até hoje, Grace Jones é conhecida pelo seu look único tanto quanto pela sua música. Sua colaboração com Sadkin e Blackwell continuou com o álbum Living My Life (1982), influenciado pelo dub-reggae.













Um comentário:

  1. Grace Jones (nascida como Grace Mendoza em Spanish Town, Jamaica, no dia 19 de Maio de 1948) é uma modelo, cantora e atriz. Seus pais mudaram-se com ela e seu irmão gêmeo para Syracuse (Nova Iorque) em 1965, onde ela estudou teatro na universidade antes de se tornar uma modelo de sucesso em Nova Iorque e Paris.

    ResponderExcluir